Missão:

Conforme consta em nossa missão institucional:
“…contribuindo para o desenvolvimento da cidadania, mediante a formação humanista, ética, crítica e reflexiva…”

A missão da ouvidoria é ouvir a comunidade acadêmica desenvolvendo a prática do diálogo e a formação crítica e reflexiva.

O Ouvidor deve gozar de plena autonomia e ser competente para acompanhar quaisquer questões que lhe forem submetidas, sejam elas provenientes da comunidade acadêmica ou da sociedade, do Brasil ou do Exterior.
É também de sua competência formular propostas e recomendações sobre quaisquer assuntos, sem restrições, relativas aos serviços prestados pela instituição.
É também de sua competência formular propostas e recomendações sobre quaisquer assuntos, sem restrições, relativas aos serviços prestados pela instituição.

Perfil do Ouvidor

• Deve ser legalmente ligado aos quadros da Instituição e ter formação profissional qualificada para a função;
• Ser paciente com o público;
• Agir com espírito de colaboração e cortesia;
• Ser pró-ativo;
• Deve estabelecer interação com as diversas áreas da Instituição;
• Conhecer os serviços que são prestados;
• Evitar postura de “agente de punição”.

Princípios

• Independência e neutralidade, pois esta deverá ser um importante mecanismo de manifestação da sociedade;
• Visão de encaminhamento de uma demanda não como uma punição;
• Preocupação com a origem da reclamação, e não com a solução do problema;
• Transparência institucional;
• Interface entre os setores acadêmicos e administrativos;
• Clareza nas informações;
• Profissionalismo, no sentido de atender bem a todos, indistintamente, independentemente da posição de poder de cada um na instituição;
• Acompanhamento da demanda realizada.
• Respeito ao Código de defesa do Consumidor clique aqui