Composição do corpo docente por titulação (2 primeiros anos):

ÁREADoutorMestreEspecialistaTotal
Grupo Tutorial177428
Morfofuncional114116
PIC2327
Habilidades199230
Total4923981
%60,4928,4011,11100

Composição do corpo docente por profissão de origem (2 primeiros anos):

ProfissãoQuantidade%
Médico5972,84
Biólogo78,64
Enfermeiro78,64
Farmacêutico22,47
Pedagogo11,23
Bibliotecária11,23
Veterinário22,47
Fisioterapeuta22,47
Total81

O corpo docente do curso de medicina atende aos mais rigorosos critérios de seleção. É necessário que o futuro docente possua:

• Titulação acadêmica: habilita o professor para o atendimento do trinômio indissociável do ensino, pesquisa e extensão da carreira docente.

•  Experiência profissional: possibilita a transmissão de conhecimentos práticos para os alunos.

•  Disponibilidade: para exercer a carreira docente, o professor deve dispor de tempo para a mesma. Esta é uma atividade que toma tempo!

• Comprometimento: o professor deve estudar o material oferecido pela coordenação do curso e pelos núcleos de apoio a fim de se aperfeiçoar.

• Engajamento: o professor de medicina deve participar das reuniões e dos treinamentos para aperfeiçoamento do curso.

• Empatia: de nada adianta o docente ser portador de grande conhecimento se não consegue ser um facilitador do aprendizado.

• Educação Continuada: o professor do curso de medicina da FACERES sabe que o conhecimento se renova 80% a cada 5 anos e que necessita atualizar-se constantemente.

A atividade docente no curso de medicina da FACERES é exercida nas seguintes áreas:

•  Grupo Tutorial: este pilar do PBL é a atividade que discute os problemas e propõe os objetivos de ensino-aprendizagem.

•  Laboratório Morfofuncional: é onde ocorre o aprendizado integrado das ciências básicas.

•  Programa de Interação Comunitária (PIC): é onde ocorre a inserção precoce dos alunos no sistema de saúde além do contato com os pacientes.

• Habilidades e Simulação Avançada: é onde o aluno será treinado para exercer habilidades e competências, tanto manuais quanto psicossociais.

• Preceptoria: é o professor que atua junto com os alunos na rede de atendimento, em todos os seus âmbitos (ambulatório, UPA, Pronto Socorro, SAMU, Centro Cirúrgico, enfermaria, etc). É o que introduz o aluno no mundo da prática.

•  Conferências: explanações específicas e complementares aos temas estudados

Doutores 60.32%
Mestres 34.92%
Especialistas 4.76%