Apresentação

A pesquisa na FACERES tem como missão desenvolver e divulgar pesquisa básica e clínica de excelência na área da saúde.

As atividades de pesquisa da FACERES tem como princípios:

  • Fornecer conhecimento científico voltado para atenção das necessidades de saúde individuais e coletivas, por meio da disseminação das melhores práticas e do apoio à realização de pesquisas de interesse da sociedade.
  • Constituir-se como organização de excelência, geradora e disseminadora de conhecimento científico, possibilitando a evolução e ampliação de inovações científico no cenário globalizado.
  • Preparar o aluno para enfrentar os desafios científicos e para que atue profissionalmente como pesquisador ético, competente, criativo e crítico, com base no conhecimento da realidade regional, nacional e internacional.
  • Proporcionar aos docente e alunos as habilidades e competências para estruturação do projeto e promover as inter relações entre os diversos setores de apoio a pesquisa e a aplicabilidade da investigação: pesquisa e interface com o atendimento assistencial.
  • Ser referência em Pesquisa, gerando suporte para ampliar a produção e divulgação científica.
  • Criar um ambiente favorável à inovação, investindo em talentos, infraestrutura e recursos necessários para transformar pesquisas em resultados.

Objetivo

A Coordenação de Pesquisa da FACERES é responsável pelo cadastro e acompanhamento dos projetos de pesquisa na área da saúde e por todos os processos que possibilitam o incremento da produção científica de docentes e discentes da FACERES como:

  • Estruturar e disponibilizar métodos essenciais ao desenvolvimento de projetos de pesquisa.
  • Incentivar e promover a iniciação científica com o objetivo de introduzir os estudantes de graduação, na pesquisa cientifica.
  • Divulgar eventos científico e estabelecer suporte administrativo à iniciação científica.
  • Desenvolver novas linhas de pesquisa.

Iniciação Científica

Iniciação Científica – IC é uma atividade que visa à iniciação de alunos de graduação na pesquisa científica despertando e incentivando talentos potenciais à aprendizagem de técnicas e métodos científicos.

A FACERES tem como objetivo de despertar a vocação científica e incentivar os seus estudantes dos cursos da área da saúde a contribuírem na formação de recursos humanos para a pesquisa, dessa forma a coordenação de pesquisa da FACERES coloca à disposição o Programa de Iniciação Científica (PIC).

Os alunos interessados em desenvolver atividades de IC devem entrar em contato com os docentes cadastrados na linha de pesquisa de suas respectivas áreas. Os alunos que se inscreveram para outros Programas de Iniciação Científica, deverão entregar os documentos necessários para a oficialização da pesquisa na instituição e ter Currículo Lattes cadastrado na plataforma do CNPq. Pedimos que o aluno certifique-se que no momento do preenchimento do Currículo Lattes após gravar suas atualizações na Plataforma, que seja enviado ao CNPq.  Os alunos deverão entregar no final do semestre um relatório mensal de atividades devidamente assinados pelo professor orientador e aluno.

Documentos necessários para oficialização dos projetos de iniciação científica

LINK – TERMO DE COMPROMISSO DE REALIZAÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

LINK – REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

LINK – SOLICITAÇÃO DE OFICIALIZAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

LINK – MODELO DE TRABALHO DE PESQUISA DO ALUNO

LINK – MODELO DE DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA TERMO DE COMPROMISSO

Linhas de pesquisa dos docentes do curso da Área da Saúde

Fórum de pesquisa do curso de Medicina da Faceres

Tem como objetivo fomentar a discussão científica sobre problemáticas dos projetos de pesquisa em foco nas unidades básicas de saúde (UBSF) da cidade de São José do Rio Preto, SP.  O evento reuniu acadêmicos, docentes e demais profissionais, bem como dirigentes da Faculdade FACERES de  São José do Rio Preto, SP.

LINK – 1º Fórum de Pesquisa – 2013

LINK – 2º Fórum de Pesquisa – 2013

LINK – 3º Fórum de Pesquisa – 2014

Produtividade Científica dos Docentes e Discentes da Área da Saúde – Biênio 2013 / 2014

1. Community-oriented medical curriculum with nurse-teachers supervisors
Autores: Patricia Cury, Fernanda Sanfelice, Toufic Ambar (FACERES, Medicine, São José Do Rio Preto, Brazil)
Trabalho apresentado no Congresso AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa) em Praga – República Tcheca em 2013

2. Assessment in Problem –Based tutorials: difficulties and possible solutions
Autores: Patricia Cury, Patricia Fucuta, Lucia Cursino, Flavio Naoum, Felipe Pacca, Toufic Anbar Neto (FACERES, Medicine, São José Do Rio Preto, Brazil).
Trabalho apresentado no Congresso AMEE em Milão – Itália em 2014

Trabalhos apresentados no Congresso Paulista de Educação Médica na FAMERP em São José do Rio Preto, SP em 2014

1.Desafios e dificuldades na criação de um centro acadêmico por calouros de medicina
Autor: André Lanza Rizzo

2. A Dificuldade na formação de Ligas Acadêmicas em curso de Medicina não tradicional
Autor : Fernanda Fortuci Resende Botelho

3. O impacto das realidades sociais diferentes vividas pelos alunos de medicina nas Unidades Básicas de Saúde
Autor: Letícia Colombo Paskakulis

4. Finitude e solidao dos idosos: impacto do primeiro contato em estudantes de medicina
Autor: Natássia Alberici Anselmo

5. A experiência de um estudante de medicina com 63 anos de idade em aulas de Saúde do Idoso
Autor: Roberto José Medeiros

6. Avaliação formativa em tutoriais de Ensino Baseado em Problemas: dificuldades e possíveis soluções
Autor: Patricia Maluf Cury

7. Fatores Impactantes no Resultado do ENADE em Cursos de Graduação em Medicina
Autor: Toufic Anbar Neto

8. Desempenho estudantil após alteração da estratégia de avaliação na disciplina de morfofuncional de um curso de medicina
Autor: Carla Patrícia Carlos

9. A interdisciplinaridade da ciência e a Unidade básica de saúde
Autor: Lucia Mara Lopes Cursino

10. Ação em saúde de discentes do curso de medicina em casas de prostituição
Autor: Fernanda Fortuci Resende Botelho

11. Comparação de resultados de Avaliação Docente pelos Alunos com Auto-Avaliação dos Professores em um curso de Medicina.
Autor: Felipe Colombelli Pacca

12. As dificuldades de implantação de teste de progresso em um curso recente de medicina
Autor: Felipe Colombelli Pacca

13. Treinamento prático de dissecação de bulbo ocular bovino como técnica de estudo da anatomia
Autor: Eduardo Martini Romano

14. A percepção de enfermeiras enquanto preceptoras de acadêmicos de medicina
Autor: Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice

15. A prática profissional dos agentes comunitários de saúde: um olhar do acadêmico de Medicina
Autor:Victor Beneditti Guimarães

16. A avaliação de acadêmicos e enfermeiras preceptoras de um curso de medicina
Autor: Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice

17. Teoria e prática: o despertar dos acadêmicos de medicina para a prática medica na metodologia PBL
Autor:Gabriel Antonio Cabriott Dumbra

18. O contato dos acadêmicos de medicina com a saúde dos idosos: unidade básica de saúde (UBS) e educação.
Autor: Mariana Storino Conte

19. Acadêmicos de Medicina levam Saúde através de ônibus Itinerante
Autor: Márcio Tsuguio Utsunomiya

Projetos em andamento dos Alunos e Docentes da Área da Saúde

1. “INCIDÊNCIA DE AIDS EM MAIORES DE 50 ANOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO–SP NO PERÍODO DE 2003 A 2013: Um novo desafio para as políticas públicas de saúde”

Aluna: Natiele Zanardo Carvalho

Orientador(a): Dra. Tatiane Iembo

2. Estudo da ação protetora de fármacos e seus mecanismos na lesão renal induzida por isquemia e reperfusão.

Aluna(s): Natássia Alberici Anselmo, Giovana Queda Toledo

Orientador(a): Dra. Carla Patrícia Carlos –

Participantes: Glória Elisa Florido Mendes, Thaís Santana Gastardelo, Patrícia Maluf Cury e Dorotéia Rossi Silva Souza.

3. Hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus mudanças  estratégicas educacionais de curativa para preventiva na ubsf nova esperança.

Aluna(s): Juliana Andrade Silva Pereira

Orientador (a): Dra. Lúcia Mara Lopes Cursino

Produção Científica dos Docentes da Faceres da Área da Saúde

Artigos completos publicados em periódicos

2013

1. COUTINHO, GERALDO GPL ; Cury, Patrícia M ; CORDEIRO, JOSÉ A . Cyclical iron supplementation to reduce anemia among Brazilian preschoolers: a randomized controlled trial. BMC Public Health (Online), v. 13, p. 21, 2013.

2. MOYSES, RA ; LOPEZ, RV ; CURY, PM ; SIQUEIRA, SA ; CURIONI, OA ; GOIS FILHO, JF ; FIGUEIREDO, DL ; GENCAPO, NULL ; TAJARA, EH ; MICHALUART JR, P . Significant differences in demographic, clinical, and pathological features in relation to smoking and alcohol consumption among 1,633 head and neck cancer patients. Clinics (USP. Impresso), v. 68, p. 738-744, 2013.

3. ALBERTONI, L. I. ; SANTOS JR, R. ; CURY, PM ; FUCUTA, P. S. ; MIYASAKI, M. C. S. . Análise qualitativa do impacto da morte sobre os estudantes de medicina da faculdade de medicina de São José do Rio Preto. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP), v. 20, p. 49-52, 2013.

4. LUIZ ANDRADE SCHERHOLZ, P. ; CRISTINA DE SOUZA, P. ; SPADACCI-MORENA, D.D. ; GODOSEVICIUS KATZ, S. . Vimentin is synthesized by mouse vascular trophoblast giant cells from embryonic day 7.5 onwards and is a characteristic factor of these cells. Placenta (Eastbourne), v. 34, p. 518-525, 2013.

2014

1Naoum FA, Espósito BP, PironRuiz L, Ruiz MA, Tanaka PY, Sobreira JT, Cançado RD, de Barros JC.  Assessment of Labile Plasma Iron in Patients Who Undergo Hematopoietic Stem Cell Transplantation. Acta Haematol 2014;131:222-226.

2. CARLOS, Carla Patrícia ; SONEHARA, N. M. ; OLIANI, S. M. ; BURDMANN, E. A. . Predictive Usefulness of Urinary Biomarkers for the Identification of Cyclosporine A-Induced Nephrotoxicity in a Rat Model. Plos One, v. 9, p. e103660, 2014.

Contato

Coordenadora de Pesquisa – CP
Profa. Dra. Lúcia Mara Lopes Cursino – Lattes
E-mail: lopeslm@yahoo.com.br
Tel: (17) 3201.8200