Avaliação do Aluno

A avaliação será contínua e formativa ao longo de todo o curso. Ela será constituída por pelo menos uma avaliação somativa e uma formativa em cada componente curricular, previamente definida e divulgada no início das aulas.

Avaliação formativa e falta

A participação dos alunos em sala de aula é parte fundamental da avaliação formativa.
Portanto, a sua ausência, mesmo justificada por um atestado médico, será contabilizada dentro dos critérios dessa avaliação. Casos dentro da lei serão respeitados.

Avaliação somativa e falta

O aluno, caso não puder comparecer na avaliação formativa, terá o direito de uma nova avaliação, desde que entre com o pedido na Secretaria até três dias úteis após a data oficial da realização da avaliação original.
O professor, a seguir, determinará um novo dia para a realização da prova. No último módulo do semestre, as datas das provas substitutivas já estarão definidas no calendário do semestre.

AVALIAÇÃO DA TUTORIA

Na tutoria, a avaliação formativa corresponde a 40% do peso da nota do módulo e a somativa outros 60%.
Os principais aspectos da avaliação formativa no trabalho em pequeno grupo são:

I – Na abertura do problema:

Comentários no estilo “feedback” com relação à participação individual dos alunos e do grupo como um todo.
A participação consiste em 20% da nota de participação referente ao problema da tutoria

II – No fechamento:

Uma questão aberta será aplicada antes do início do fechamento de cada problema.
Trata-se de uma questão discursiva, elaborada previamente e em conjunto pelos tutores com foco em algum tema relevante dentro dos objetivos de aprendizagem em comum a todos os grupos.
A correção deverá seguir o mesmo padrão para todos os grupos e os conceitos são os seguintes: incorreto, meio-certo e correto. Essa questão corresponde a 80% da nota de participação do problema.
Como fica a nota formativa da tutoria ao final do módulo? Cada problema de tutoria tem uma nota que vai de zero a 1,0 (0,2 da abertura e 0,8 do fechamento). A nota final de participação é de 40% do total, ou seja, no máximo até 4,0. Dependendo do número de problemas do módulo, faz-se a média e calcula-se essa nota.
E se faltar na tutoria, como fica a nota? A presença do aluno conta como participação na tutoria. Ela é proporcional ao número de aberturas e fechamento dos problemas, naquele módulo, sendo que na abertura seria 20% e no fechamento 80%. No fechamento a presença é baseada na resposta da questão aberta. Se o aluno faltar, ele terá zero. Se estiver presente, terá a sua nota baseada na nota referente à resposta da questão aberta.

III – Avaliação somativa

Consiste em uma prova teórica, de múltipla escolha, valendo 50% da nota e uma questão aberta, do estilo “salto triplo”, que equivale a 10% da nota.
Como é a prova “salto triplo”?
O salto triplo simula a abertura de uma “mini tutoria”, mas com a diferença de que o aluno já estudou o tema. Trata-se de uma avaliação de raciocínio médico a partir do registro que o aluno faz das suas interpretações e hipóteses acerca do caso apresentado. O caso apresentado deve estar dentro do tema do módulo, mas pode conter assuntos novos para testar como o aluno buscaria as informações para esclarecer este aspecto novo. O aluno então faz um registro por escrito, que consiste da realização de um fluxograma e da elaboração de pelo menos dois objetivos de aprendizagem.
Esta avaliação será aplicada ao final da prova teórica de múltipla escolha e terá 30-40 min de duração.

Considerações práticas:

1. Fluxograma: para ser suficiente neste quesito, o fluxograma não deve ser apenas um resumo do caso apresentado; ele deve mesclar dados do caso com possíveis explicações e hipóteses, colocados de forma sequencial e organizada. Além disso, o fluxograma deve ser pertinente ao enunciado e ao caso apresentado sem conter termos ou hipóteses “deslocadas”, e da mesma forma sem omitir conceitos-chave embutidos no problema.

2. Objetivos de aprendizagem: para o aluno ser suficiente neste quesito os objetivos de aprendizagem formulados devem ter coerência com o problema e com o fluxograma apresentados, não podem ser “deslocados”. Além disso, devem ser descritos de forma clara e direcionada o que o aluno deseja buscar. Não serão aceitos termos ou questionamentos muito abertos (p.ex. “Qual o melhor tratamento?”, “Quais os diagnósticos diferenciais?”). Também não será aceito que os alunos perguntem aquilo que já deveriam saber (Ex. “Como é a fisiopatologia da insuficiência cardíaca direita?”, na prova do módulo onde este assunto foi tema de problema).

Os conceitos “suficiente ou insuficiente” serão aplicados a cada um dos dois quesitos (fluxograma e objetivos de aprendizagem). A correção do salto triplo será realizada por uma banca de pelo menos 3 tutores, que devem entrar em acordo com relação aos requisitos mínimos necessários para considerar o aluno suficiente. Durante a análise da folha de abertura, os critérios pré-definidos para suficiência e insuficiência poderão ser aprimorados e aplicados de forma equânime por todos os tutores, para que não haja discrepância principalmente em relação aos alunos que foram insuficientes.
Não haverá mais fechamento do problema. A nota final da prova de salto triplo poderá ser zero, meio (0,5) ou um ponto ( 1,0), quando estiver completamente correta. A prova do salto triplo fará parte da prova teórica e no mesmo momento que esta ultima.

IV – Nota final:

É igual participação na tutoria (40%) + avaliação somativa (50%) + salto triplo (10%) = 100%

AVALIAÇÃO DO MORFOFUNCIONAL

O morfofuncional também será dividido em três módulos por semestre, acompanhando o conteúdo da tutoria sempre que indicado.
Consistirá de uma prova somativa, que poderá ser teórica ou prática, com peso 9,0; juntamente com uma avaliação formativa, na qual entrará a participação do aluno, com critérios previamente estabelecidos e divulgados, em cada módulo, com peso 1,0.

DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES

Todos os demais conteúdos terão avaliações somativas e formativas, a serem previamente definidas e divulgadas, no início de cada semestre.

TESTE DE PROGRESSO

Elaborado para fornecer uma avaliação longitudinal do progresso do aluno durante o curso, em todas as áreas da ciência médica pertinentes à formação profissional.
O mesmo teste será aplicado ao final de cada semestre a todos os alunos do curso de Medicina (1ª a 12ª etapa).
Ele não vale nota, mas serve para o aluno como auto avaliação para verificar suas deficiências e a faculdade ajudar a saná-las.