Medicina-Faceres

O QUE SIGNIFICA A SIGLA P.B.L.?
É a sigla de Problem Based Learning.
Traduzindo: Ensino ou Aprendizagem baseada em Problemas.

QUAL SUA ORIGEM?
Surgiu na década de 1960 na Universidade Mc Master no Canadá, Cidade de Hamilton, estado de Ontario.

Mapa-Ontario

QUAL O TAMANHO DAS TURMAS?
O PBL tem como princípio o trabalho em pequenos grupos, de 2 a até no máximo 12 ou 13 alunos.
Trabalharão juntos assim no PIC (Programa de Interação Comunitária), nos Grupos Tutoriais, nos ambulatórios e hospitais.
A turma se reúne toda apenas para as conferências semanais.

POR QUE TRABALHAR EM PEQUENOS GRUPOS?
O aluno de medicina aprende a trabalhar em equipe, de modo colaborativo e cooperativo. Isto acaba desenvolvendo no aluno:
– Pensamento crítico
– Habilidade criativa
– Motivação para estudar
– Habilidade para resolver problemas
– A capacidade de transferir conhecimentos para novas situações.

COMO ESTÁ ESTRUTURADO O ENSINO NA METODOLOGIA PBL?
Existem 2 ciclos sendo que o primeiro dura 4 anos (os 8 primeiros semestres) e o segundo ciclo que dura 2 anos (os 4 últimos semestres) também denominado Internato.
As atividades do primeiro ciclo são divididas em:
1) Grupo Tutorial
2) Conferências
3) PIC – Programa de Interação Comunitária
4) Laboratório Morfo-funcional
5) Treinamento de Habilidades

O QUE É GRUPO TUTORIAL?
São dois encontros semanais.
No primeiro encontro, o professor atua como tutor e mediador de um pequeno grupo de alunos, trabalhando com um problema da vida real.
Deste problema extraem-se os temas que serão estudados pelos alunos de medicina.
O professor/tutor orienta a busca e as fontes nas quais os alunos estudarão.
No segundo encontro, o professor/tutor discute com os alunos o que aprenderam durante a semana.

COMO SÃO ESTRUTURADOS OS PROBLEMAS DOS GRUPOS TUTORIAIS?
Eles baseiam-se na epidemiologia, a partir das doenças mais comuns.
As situações mais comuns da prática médica fornecem a base dos temas e do estudo dirigido.

QUAL O OBJETIVO DAS CONFERÊNCIAS?
Servem como complemento ao problema estudado na tutoria.
Assemelham-se à aula tradicional.

O QUE É PIC – PROGRAMA DE INTERAÇÃO COMUNITÁRIA?
Desde o início do curso os alunos vão semanalmente para a rede pública para:
– Conhecer e habituar-se com os problemas de saúde da população.
– Conhecer profundamente a rede do Sistema Único de Saúde – SUS
– Aprender a trabalhar em equipe
– Inserção precoce na rede de atendimento

COMO É O LABORATÓRIO MORFO-FUNCIONAL?
Todas as ciências básicas são estudadas pelo aluno neste espaço.
Os encontros contam com a participação de todos os docentes das áreas básicas ao mesmo tempo, garantindo a integração (horizontalidade) de todos os conteúdos.

COMO É O TREINAMENTO DE HABILIDADES?
Nesta atividade os alunos treinam todas as habilidades necessárias para um excelente exercício da profissão tais como procedimentos, história clínica e exame físico, informática, metodologia científica, comunicação, técnicas cirúrgicas, etc.

COMO É O INTERNATO?
São os 2 últimos anos de faculdade, onde o aluno realiza o seu treinamento prático em hospitais, pronto-socorro, atendimento de urgências e emergências, ambulatórios e unidades de saúde.