Apadrinamento de calouros na Faculdade de Medicina FACERES

Apadrinamento de calouros na Faculdade de Medicina FACERES

A adaptação a uma nova rotina com novos lugares, horários e novas pessoas nem sempre é fácil. Para estudantes que começam uma faculdade essa experiência pode demorar além do esperado. Para facilitar a integração e promover uma ambientação logo no início do curso, a FACERES realiza o apadrinhamento com os calouros do curso de medicina.

O programa é uma iniciativa de alunos da faculdade que tem o apoio do NAEP (Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico). Logo nos primeiros dias do ano letivo, é realizado um sorteio dos padrinhos, que são estudantes de turmas veteranas, para saber qual dos 63 novos alunos do curso de medicina irão apadrinhar. Para o professor Felipe Pacca e integrante do NAEP, o apadrinhamento proporciona a oportunidade de aproximação entre os alunos. “Essa iniciativa facilita o processo de familiarização com o novo ambiente. O calouro tem uma referência e contato com alguém que já conhece a instituição e pode ajudá-lo dentro e fora da faculdade”, afirma o professor.

Além de orientar o novo aluno em relação a assuntos da faculdade como hábitos de estudo, professores, materiais, prazos e livros, o padrinho também apoia o calouro na adaptação à cidade e na integração com os estudantes de outras turmas. Para uma das calouras do curso de medicina da FACERES, Pâmela Bruno, esse procedimento é fundamental nesse início de ano. “É muito bom saber que tenho o apoio de um estudante que assim como eu teve dificuldades no começo do curso. Esse contato facilita a integração e a adaptação na cidade, pois como sou de Bauru, é tudo novo pra mim”, diz a estudante.

Depois de sorteados, padrinho e apadrinhado terão esses papeis até o fim do curso. Fica a critério de cada dupla a forma como cada um vai lidar com essa relação. Lucas Veronezi Fuentes é aluno da turma oito e como padrinho, vê o processo como forma de orientar os calouros e fazer novas amizades. “A recepção dos veteranos com os novos alunos é mais do que a simples ajuda para com as dúvidas da faculdade, é oportunidade de conhecer novos amigos e novas histórias”, conta o aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *